Querem ajudar os amigos de 4 patas?

Um ciclo de actividades realizadas em conjunto pela Methamorphys, pelo Berço, Lar de Santa Teresa e Casa dos Rapazes.

Em parceria e por proposta do Berço e juntamente com o Lar de Santa Teresa e a Casa dos Rapazes (Casas de Acolhimento de Viana do Castelo) surgiu a ideia de realizar uma actividade em conjunto que visa o desenvolvimento das crianças no que diz respeito às suas competências sociais, valorizando a sua auto-estima e os valores, tais como a solidariedade, promovendo o seu envolvimento com a comunidade em que se inserem.

A actividade consistiu numa campanha de recolha de alimentos para animais, cujo resultado da mesma foi entregue a associações que protegem os animais abandonados.

Esta actividade foi estruturada para que as crianças realizassem elas próprias toda a actividade, apenas tiveram o acompanhamento dos adultos e de todos os meios postos à sua disposição.

Foram as próprias crianças que se dividiram em equipas e definiram as suas capacidades e interesses, que escolheram o tema, que elaboraram o cartaz da actividade, acompanharam a impressão do mesmo na Tipografia. Realizaram alguns dos contactos com entidades que acolhem ou trabalham com animais.

Decidiram os pontos de recolha dos donativos, foram às rádios divulgar a iniciativa e apelar à população a sua colaboração. Para além das motivações apresentadas foi importante também para esta actividade transmitir, não só às crianças, mas também à comunidade em geral, a importância dos animais na nossa sociedade, importância social, terapêutica, resgate, entre outras.

A actividade terminou com um colóquio no dia 8 de Junho do corrente ano, onde foram convidadas várias personalidades e instituições para se promover um debate comunitário sobre a importância de todos os seres viventes no Planeta bem como o equilíbrio ambiental que esta boa inter-relação traz se tivermos esta consciência.

Querem ajudar os amigos de 4 patas?