Logotipo Casulo

A METHAMORPHYS, nasceu a 30 de Abril de 2008, em Viana do Castelo, com o principal objetivo de proporcionar e promover o crescimento e o desenvolvimento humano. Enquanto parceira integrante do CLAS da Rede Social de Viana do Castelo manifesta preocupação pelas várias problemáticas sociais que assolam de forma cíclica ou continuadamente a sociedade. A pobreza e a exclusão social extrema, nomeadamente a problemática específica dos Sem-Abrigo, é uma das preocupações às quais a Associação gostaria de dar resposta, com abrangência distrital.

A Constituição Portuguesa promove no seu artigo 65º, nº 1 o direito à habitação (artigo 65º, nº 1). “Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar”.

Nos últimos anos, os relatórios conjuntos da Comissão Europeia sobre os PNAI- Planos Nacionais de Ação para a Inclusão, tem identificado a problemática social dos sem-abrigo e a exclusão habitacional, como uma das prioridades no âmbito da proteção e da inclusão social.

O Governo Português tem manifestado uma crescente preocupação com os grupos mais vulneráveis face à habitação, configurando-se um dos objetivos dos PNAI no combate e prevenção das formas extremas de pobreza e exclusão, como é o caso das pessoas que, por qualquer razão correm o risco de perder, ou perderam o seu direito à habitação, estando ainda, em muitos casos, inviabilizado o acesso a outros direitos.

A Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas Sem Abrigo- ENIPSA traça um conjunto de orientações gerais e comprometimentos das diferentes entidades públicas e privadas e é baseada no respeito pelos direitos e cidadania. Preconizando que a respetiva implementação deve ser ao nível local, através dos Conselhos Locais de Ação Local da Rede Social (…) com base em planos específicos e adequados às necessidades locais identificadas (…)” (ENIPSA:6).

Num contexto socioeconómico desfavorável em que vivemos, onde desempregados, famílias carenciadas, crianças e idosos se constituem como os grupos mais vulneráveis à conjuntura económica que atravessa atualmente Portugal; também e acima de tudo, as pessoas sem-abrigo devem ser alvo de apoio e acompanhamento pois, na sua maioria já terão perdido para além de um teto, os laços afetivos que os ligam ao mundo.

A METHAMORPHYS tem como um dos seus desejos e objetivos implementar uma resposta social, que apoie a comunidade de Viana do Castelo e restante distrito, no âmbito das problemáticas ligadas à exclusão social e mais concretamente na problemática dos sem-abrigo.

Na análise ao Diagnóstico Social de Viana do Castelo (2013) verifica-se a inexistência de um Centro de Alojamento Temporário, que vise o acolhimento, por um período de tempo limitado, de pessoas adultas em situação de carência, e que realize um encaminhamento para a resposta social mais adequada. O concelho de Viana do Castelo possui apenas respostas direcionadas para grupos em processo de desintoxicação, como a Comunidade de Inserção do GAF ou a Casa Abrigo dirigida a vítimas de violência doméstica. Estas instituições, a par com a Câmara Municipal e algumas instituições dirigidas à terceira idade têm dado resposta às situações de emergência social/ habitacional que surgem no concelho. Segundo dados recolhidos junto do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, as problemáticas de exclusão social, no que se refere essencialmente à habitação, e como podemos verificar no gráfico 1, distribuem-se entre 19 situações de indivíduos ” sem tecto” e 11 indivíduos “sem casa”.

c

Gráfico 1- Distribuição dos indivíduos por categoria conceptual

Assim, existe uma carência de uma resposta social que proporcione e congregue não só respostas imediatas na resolução das necessidades básicas mais urgentes, mas também que seja um dispositivo de apoio, acompanhamento e reinserção social/ profissional efetivo de indivíduos em situação de vulnerabilidade ou de exclusão social, apoiada por uma Equipa Multidisciplinar vocacionada para esses fins.

É assim uma vontade da Associação METHAMORPHYS ser parceira efetiva na ação, de abrigar, acompanhar e reintegrar social e profissionalmente aqueles que por razões diversas se encontram “sem abrigo”, indo de encontro à concretização de objetivos estratégicos emanados da “Política de Coesão Europeia no período 2014-2020” de onde os vários domínios da intervenção comunitária, destacam-se no Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde de Viana do Castelo 2013-2016 (CLAS:18), a promoção da inclusão social e combate à pobreza.

Com esse propósito, a Methamorphys tem realizado todas as diligências ao seu alcance até ao momento, para a criação de uma resposta adequada e adaptada às necessidades sentidas em Viana do Castelo, no que se refere a dar um teto e um novo projeto de vida a quem não tem.

Foi ao encontro do Município, do Centro Distrital de Segurança Social, do IEFP e dos seus Parceiros e Mecenas, no intuito de implementar no coração da capital de distrito, um Centro de Alojamento Temporário.

Porque se pretende que um CAT seja um lar, que devolva um poiso, bem-estar emocional e físico e uma reintegração na vida em sociedade, a Methamorphys procurou o lugar ideal para a concretização desta reposta, uma moradia, com 8 quartos e todas as condições necessárias.

Localizado na cidade, tem um vasto leque de respostas disponíveis quer no âmbito da formação profissional (Centro de Formação Profissional de Viana do Castelo, Forward, Esprominho, Psicoviana, entre outros), no âmbito da empregabilidade (em parceria com o IEFP e recorrendo às diversas medidas para a empregabilidade Estímulo 2013, Contratos Emprego Inserção +, etc.), no âmbito dos transportes e do acesso à saúde e à reabilitação/desintoxicação (IDT e ULSAM) e ainda no âmbito da reinserção social (desenvolvimento de competências pessoais e sociais, lazer, reaprendizagens essenciais no quotidiano).

Com o objetivo de realizar um trabalho multidisciplinar integrado, a Methamorphys muniu-se de técnicos experientes que irão apoiar esta resposta social. Orientados por um espírito de missão, procurarão utilizar metodologias de co-responsabilização e de compromisso com novos projetos de vida, articulando em rede com os diversos parceiros locais e realizando um acompanhamento de extrema proximidade e just-in-time ao público intervencionado.   Objetivos de Base

  1. Abrigar, acompanhar e reintegrar socialmente aqueles que por razões diversas se encontram em situação de sem-abrigo;
  2. Proporcionar um conjunto de atividades que permitam aos mesmos conhecer, desenvolver e aprofundar competências;
  3. Estruturar e orientar projetos de vida, permitindo aqueles, nesta situação, que o desejem, fazer uma reintegração estruturada e sustentável na sociedade.
  4. Proporcionar e estimular oportunidades de valorização pessoal e aumento de autoestima para uma sustentabilidade pessoal e social.



CONTACTOS
Largo das Tilias de Areosa nº12 Areosa
4900-921 Viana do Castelo
258 400 651
935 268 830