O meu Bonsai – 2014

Um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar num vaso raso. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura. Deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos. Essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados.

Apesar da forte associação entre o cultivo de bonsai e a cultura Japonesa, na verdade, foram os chineses os primeiros a cultivar árvores e arbustos em vasos de cerâmica. Há provas de que, já em 200 d.C., os chineses cultivavam plantas envasadas (mais conhecidas como Penjing) como prática habitual da sua atividade de jardinagem.” (conteúdo retirado da Internet)

Atividade realizada em parceria com o Bonsai Clube do Porto, tendo como orientador Nuno Ferreira, membro do Clube. Foi uma experiência fantástica, que permitiu aos meninos da Casa dos Rapazes terem novos conhecimentos sobre esta forma de jardinagem. A mensagem passou. Todos demonstraram bastante interesse. No final, cada participante levou o seu Bonsai para cuidar de acordo com as orientações e técnicas que foram transmitidas durante o workshop.

O meu Bonsai – 2014