Novembro Branco, “Ecos de Igualdade” 3.ª Edição

Cerca de três mil jovens das escolas de Viana do Castelo vão formar, no dia 25, na Praça da Liberdade, um laço branco, com cerca de 30 metros comprimento, numa ação de sensibilização para a problemática da violência contra as mulheres.

A realização da moldura humana em forma de laço branco, símbolo da luta pela eliminação da violência contra as mulheres, que vai assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra Mulheres é uma das iniciativas da ação “Novembro Branco” que vai já na terceira edição.

Trata-se de um conjunto de ações de prevenção e sensibilização dos jovens para a problemática da violência doméstica organizado pela Direção Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), em parceria com o Gabinete de Atendimento à Família (GAF) de Viana do Castelo e a Associação “Methamorphys” e, este ano, com a Câmara Municipal.

Para o Diretor Regional do Norte do IPDJ, Manuel Barros, a entrada de novos parceiros é fundamental para dar dimensão ao projeto.

A vereadora de Acão Social da Câmara de Viana sublinhou que a autarquia foi sempre parceira do projeto, primeiro do ponto de vista logístico, e agora de forma mais ativa. Ana Margarida Silva desafiou a organização envolver na iniciativa a rede formada pelo Conselho Local de Ação Social (CLAS).

Ecos de Igualdade é o lema escolhido para as ações de prevenção e sensibilização para a problemática da violência doméstica, que por envolveram jovens das escolas do concelho procuram alertar para uma questão emergente, a violência no namoro.

A diretora do Gabinete de Atendimento à Família(GAF) Leandra Rodrigues, adiantou que que diz respeito à violência doméstica, por ano, aquela estrutura acompanha entre 100 a 120 casos.

Além do núcleo de atendimento às vítimas de violência doméstica o GAF dispõe ainda de uma casa abrigo com capacidade para acolher 15 mulheres e os respetivos filhos.

Jorge Viana, presidente da Associação “Methamorphys” sublinhou a importância da sensibilização dos jovens.

No centro de alojamento temporário para sem abrigo que a associação abriu em junho dos 16 utentes, quatro são jovens.

Durante este mês vão decorrer várias iniciativas, como a colocação de uma laço branco no edifício dos Paços do Concelho, na Praça da República, noites de poesia, uma tertúlia, uma conferência, uma corrida-caminhada com a participação das atletas Manuela Machado e Aurora Cunha, uma exposição e, teatro com a peça “Acorda pela Associação Juvenil de Deão (AJD) no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Noticia Rádio Alto Minho 2015-11-02

http://radioaltominho.pt/Noticias/laco-branco-formado-por-cerca-de-3-mil-jovens-alerta-para-violencia-domestica/

 

Novembro Branco, “Ecos de Igualdade” 3.ª Edição