“Insert’arte”

Sob o tema INSERTÁRTE, com o financiamento do projeto “Cultura para Todos” da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho).

Integrar e incentivar a participação ativa de pessoas sem-abrigo em ateliês ocupacionais de expressão plástica durante seis meses sob a orientação e a batuta do artista Cipriano Oquiniame, foi o que a Methamorphys  propôs com o desenvolvimento de atividade em parceria com a CIM Alto Minho.

A arte como alavanca para a alteração de um paradigma.

Foi fantástico o convívio nestes seis meses e os resultados obtidos com o mesmo …

” Sabe! … fui eu que fiz isto, acredita? “

Sim nós acreditamos … e quem consegue fazer isto com arte, consegue fazer o que for necessário fazer com a sua própria vida.

Esta atividade terminou com duas tertúlias e uma exposição coletiva, com caráter permanente, com o intuito de divulgar experiências integradoras no Alto Minho.

A primeira tertúlia, no dia 24 de fevereiro e com entrada livre, teve como oradores representantes do Projeto Manicómio – Arte sem Preconceito, de Lisboa; do “Espaço T” – Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária, do Porto; a contadora de histórias Inácia Cruz, de Braga; e o artista Cipriano Oquiniame, de Viana do Castelo.

Ouvimos outros projetos e o que estes elencaram nas suas populações através da arte.

Fizemos novas parcerias e celebramos 4 novos protocolos, para que a iniciativa não se perca no momento e se possa perpetuar pelo tempo.

O Teatro Noroeste, o Espaço Goca, a Dança e CIA e o ateliê de Pintura Inversus – Atelier Cipriano Oquiniame, irão garantir que de acordo com as necessidades, o Teatro, a Dança, a Olaria e a Pintura, continuem a fazer milagres.

O projeto da CIM Alto Minho “Inclusão ativa de grupos vulneráveis – Cultura para Todos”, cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, tem na sua essência a integração de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como sem-abrigo e pessoas com diversidade funcional, nomeadamente através da arte e da cultura. Neste sentido, estão a ser desenvolvidas diversas ações de sensibilização e capacitação sobre cultura acessível, assim como um conjunto de atividades com entidades locais de apoio social e cultural, reforçando o direito de todos os cidadãos acederem à cultura em condições de equidade.

UM “HOMEM”, NÃO PRECISA DE CARIDADE, UM “HOMEM” PRECISA DE OPORTUNIDADES.

“Insert’arte”

Notícias semelhantes