Fim de Ano de Trabalho

O Fim de Ano de 2020, foi um fim de ano de trabalho intenso e gratificante.

Tivemos a honra de receber nas nossas instalações os deputados eleitos pelo circulo de Viana do Castelo na Assembleia da Republica.

No passado dia 23, os Deputados eleitos pelo Partido Socialista do Alto Minho, Dr. José Manuel Carpinteira, a Dr.ª Anabela Rodrigues e a Dr.ª Sílvia Manuela Torres, acompanhados por Bruno Guimarães em representação da JS Viana do Castelo, visitaram as instalações da Associação.

Em reunião com os presentes tivemos oportunidade dar a conhecer melhor as iniciativas, as dificuldades e os desafios com que esta Associação se depara diariamente, bem como foram abordados todo o trabalho realizado em cinco anos com a implementação do “Casulo Abrigo”, um CAT (Centro de Alojamento Temporário) para sem-abrigos onde se constroem projetos de vida e apostasse na integração social e comunitária .

No dia 28 de dezembro, O deputado eleito pelo Partido Social Democrata Dr. Eduardo Teixeira, deu-nos a honra da sua presença, mais uma vez foi-nos dada a mesma oportunidade de abordar as temáticas que nos preocupam na área social, as dificuldades que se nos deparam com o trabalho no Distrito na ação social.

Foi também oportuno o esclarecimento ao Dr. Eduardo Teixeira no trabalho de parceria que várias instituições fazem no sentido de interagirem com os sem-abrigo na cidade e no concelho e no trabalho que realizamos em encontrar soluções para cada um deles.

Para além da Methamorphys este grupo conta com a presença e coordenação do SAAS, da participação e parceria do RSI, do GAF, do Instituto da Segurança Social de Viana do Castelo, do Município de Viana do Castelo e do CRI. No esforço que todos fazemos em trazer soluções a cada um que precise de ajude.

Foi importante também perceber que o mais difícil do nosso trabalho muitas vezes é conseguir a vontade de ser ajudado, por parte daqueles que precisão de ajuda.

Foram referenciados os inúmeros casos, dos que a quem já foram encontradas soluções e dos projetos de vida construídos.

Aproveitamos o momento para explicar ao Dr. Eduardo Teixeira a importância para a Methamorphys da Equipa de Rua para a condição de sem-abrigo “Fora do Casulo” e da equipa de acompanhamento à reinserção social “Rumo” das quais aguardamos resposta oficial á bastante tempo.

Prevenir, Trabalhar e Proteger a reinserção social é a nossa metodologia de trabalho e é o preconizado nas recomendações europeias para a exclusão do fenómeno de exclusão e condição de sem-abrigo.

Em ambas as reuniões foram também abordados os problemas e a falta de resposta aos problemas e necessidades de resposta para a Saúde Mental.

Na nossa opinião, o fenómeno de sem-abrigo acaba por estar intricadamente ligado aos problemas de saúde-mental e os dois devem ser trabalhados em conjunto.

O Alto Minho carece urgentemente de respostas para esta área também e a Methamorphys está totalmente disponível para trabalhar na área.

Esperamos a colaboração de todos os deputados eleitos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo e contamos que façam chegar ao poder politico, as nossas ansiedades, os nossos anseios, as nossas dificuldades e os nossos projetos de trabalho.

A todos desejamos um ano de 2021 de recuperação e sucessos pessoais e profissionais, juntos vamos conseguir um Distrito e um País mais solidário e justo.

Fim de Ano de Trabalho