Eneagrama

“ O conhecimento do Eneagrama foi mantido secreto, ou quase, durante muito tempo e só agora começa a estar à disposição de todos. Muitos interesses o mantiveram longe do conhecimento público, contudo com o evoluir da sociedade do conhecimento e da cada vez maior democratização da comunicação, não pode mais ser assim mantida a situação de secretismo e semi-secretismo a que esteve votado.

Eneagrama, tal como o conhecemos atualmente não provém de uma só fonte e sim de um conjunto de origens e tradições antigas conjugadas com a psicologia moderna. São notórias as influencias do pensamento grego, com Pitágoras e Platão e insere-se na tradição ocidental que originou o judaísmo, cristianismo e islamismo, assim como nas filosofias herméticas e gnósticas, as quais influenciaram estas três grandes religiões.

Ennea em Grego significa “nove” e Grammo quer dizer “pontos”, portanto “nove pontos”. Ou seja, a identificação base de 9 traços, 9 padrões e 9 egos, sendo que cada um dos pontos tem 3 “subtipos” e 2 “asas”. Estes 9 traços são estratégias ou modos defensivos e repetitivos de agir, sendo que os diferentes traços de comportamento diferenciam cada pessoa e criam uma identidade pessoal que é construída ao longo da sua vida.

É uma ciência holística (uma visão ilimitada que vê todas as partes de um sistema ou um grupo dependente um do outro como um todo) representada por uma estrela de 9 pontas, a qual contém uma fórmula que religa o Homem ao seu Ponto Original.

Deste modo, o Eneagrama é um sistema que nos permite conhecer as nove Essências e identificar as múltiplas personalidades, que nos aponta “nove mundos” no nosso planeta, onde coexistem seres, formas, costumes e aptidões diferentes.

O símbolo do Eneagrama tem 3 partes: um círculo, representando a unidade e a totalidade. No interior deste tem um triângulo, representando as trindades e trilogias. Acrescenta-se a hexada que simboliza a não-estaticidade: tudo se move e tudo se transforma, tudo se recicla e todos os sistemas evoluem de acordo com as forças que actuam sobre cada coisa ou sistema.”

Eneagrama é assim uma teoria da personalidade baseada em tradições ancestrais que visa a gestão do quotidiano pelo conhecimento das nossas características principais. É uma filosofia humanista e ligada à espiritualidade, mas com vertentes práticas.

Esta formação foi realizada com a Eneacoaching, empresa sediada em Lisboa, em Setembro e em Outubro, na Casa Manuel Espregueira e Oliveira, e aberta não só aos elementos da Associação mas também a todos os que pretenderam frequentá-la. Foi um sucesso.

Da Formação resultou uma recolha de bens alimentares, num total de 100Kg, que foram entregues ao Banco Alimentar e a uma Instituição de Viana do Castelo.

Eneagrama