Concurso Internacional de Fotografia – Metamorfose

Em parceria, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Methamorphys promoveram um concurso de fotografia subordinado ao Tema “Metamorfose”.

O Concurso teve início no dia 01 de Julho de 2011, tendo os concorrentes até ao dia 30 de Julho para entregar as fotos.

O Concurso teve como objetivo “sensibilizar a população para a importância da metamorfose e alertar a população para o meio ambiente e a permanente metamorfose que diariamente vive, muitas vezes positiva outras nem tanto, mobilizando, desenvolvendo e valorizando competências”, tendo sido aberta a profissionais e amadores da fotografia.

Ao todo, participaram 42 autores de todo o país e estrangeiro, dos quais foram selecionadas oito fotografias finalistas que foram apresentadas numa original exposição outdoor, que teve o seu início no dia 22 de Setembro. Estas oito imagens foram diariamente colocadas em oito locais públicos de Viana do Castelo, à razão de uma por dia.

O Júri do concurso foi constituído por Luís Vasconcelos, Baltasar Sá e Luís Esteves.

No dia 22 de Setembro inaugurou-se a Exposição Outdoor.

Foi revelada a primeira fotografia, da autoria de Vasco Morais, foto obtida nas Lagoas de Bertiandos.

A ocasião proporcionou uma visita à Citânia de Santa Luzia, cuja ocupação teve o seu apogeu entre o século I A.C, ao séc. I D.C. Segundo a técnica que guiou os visitantes, o espaço atualmente ocupado corresponderá ao núcleo principal, equivalente a cerca de 1/3 da área total do povoado.

Na Inauguração, para além da vereadora da Cultura, Dr.ª Maria José Guerreiro, dos elementos da associação e alguns concorrentes, esteve também presente a diretora regional da Cultura do Norte, Dr.ª Paula Silva.

No final, fomos premiados com um pequeno concerto de música lírica pela cantora Ana Ferreira.

A exposição indoor, nos Antigos Paços do Concelho, foi inaugurada a 30 de Setembro e terminou no dia 9 de Outubro. Deu-se assim por encerrado o Concurso de Fotografia “Metamorfose”.

Concurso Internacional de Fotografia – Metamorfose