Casulo Empresarial

A economia social corresponde à uma tentativa da sociedade civil, de forma organizada e no âmbito do empreendedorismo social, encontrar soluções para os problemas e necessidades, sem resposta por parte do Estado.

Projetos

crescimento do
empreendedorismo
social

O crescimento do empreendedorismo social pode ser encarado como um dos fundamentos de um novo paradigma de desenvolvimento que se vem delineando nas últimas décadas e que ocorreu com o aparecimento de milhares de novas organizações da economia social. Nesta dinâmica, o empreendedorismo social comporta um elevado potencial de inovação e contribui para a sustentabilidade da sociedade, por via do desenvolvimento e da afirmação das organizações de natureza social, designadamente, das IPSS.

As IPSS em Portugal constituem o conjunto de organizações que detém o maior número de respostas sociais na economia, ao colmatarem situações de carência e da desigualdade socioeconómica, dependência, exclusão ou vulnerabilidades sociais. O seu impacto económico e social é importante na sociedade portuguesa sendo relevante em momentos de crise.

O empreendedorismo é um fenómeno global, foco do interesse dos governos, de agências internacionais de desenvolvimento, instituições públicas e privadas.
O empreendedorismo tem demonstrando-se um aliado do crescimento económico, dando suporte à maioria das inovações, promotoras do desenvolvimento. O empreendedorismo não é só um conceito de negócio, mas, igualmente um conceito de vida, na medida em que faz parte de um conjunto de transformações que ajudam a construir o desenvolvimento, o qual, não pode ser adquirido a qualquer preço, mas deverá ser sustentável, ou seja, oferecer mais e melhor qualidade de vida ao ser humano.

O empreendedorismo não é só um conceito de negócio, mas, igualmente um conceito de vida

Na Methamorphys e ao longo do tempo temos vindo a fazer esforços para que este ramo da instituição “Casulo Empresarial”, tome forma e arranque com estruturas promotoras de financiamento que possam garantir à Instituição recursos financeiros que colmatem as carências sentidas, e permitam que a mesma desenvolva os seus objetivos sem estar totalmente dependente de financiamento externo.

A importância do “Casulo Empresarial” vai mais além da promoção financeira, pretende criar um banco de emprego protegido. Isto é, pretende garantir emprego a pessoas que pela sua limitação ou condição necessitem de um posto de trabalho adaptado para que possam sobreviver autonomamente.