Holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade. A palavra holística foi criada a partir do termo holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. O holismo é um conceito criado por Jan Christiaan Smuts em 1926, que o descreveu como a “tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um “todo” que é maior do que a soma das suas partes”.
Esta noção remete para uma forma específica de contemplar o mundo e que pode ser aplicada em várias vertentes do conhecimento, como medicina, psicologia, física, campo energético, ecologia, etc.
O holismo divide a natureza em duas áreas: a psicosfera e biosfera. De acordo com essa teoria, as leis químicas e físicas constituem exceções das leis biológicas.
No âmbito da medicina, a holística é uma forma terapêutica que tem metodologias distintas da medicina convencional. Atualmente existem vários centros de terapia holística ou spas holísticos, que disponibilizam tratamentos como reiki, shiatsu, do-in, yoga, tai-chi-chuan, acupuntura, massagem bioenergética, etc.
Terapia holística é um tipo de terapia baseada na visão do holismo, que trata problemas e doenças a partir de uma visão global. A terapia holística, diferente de outras áreas terapêuticas, faz uma análise da pessoa como um todo. O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético.
As terapias holísticas podem tratar diversos problemas como insônia, medo, ansiedade, dores físicas ou musculares e bloqueios energéticos, entre outros.
Para poder definir qual o tratamento mais adequado, o terapeuta holístico analisa o paciente nos aspetos físicos, mentais, espirituais e energéticos. O tratamento é feito dessa maneira porque o holismo acredita que cada indivíduo é único e que todas essas características têm influências umas sobre as outras.
A profissão de terapeuta holístico é reconhecida e regulamentada pelo Conselho de Autorregulamentação da Terapia Holística (CRT).
A auto-observação e auto-ajuda, o despertar da consciência e as terapias com bases mais naturais são conceitos importantes para a terapia holística.
A medicina tradicional também pode ser usada em conjunto com a terapia holística, quando os tratamentos são feitos com base em uma visão global da pessoa. É o que se chama de medicina holística.
Muitas das terapias holísticas usadas nos tratamentos fazem parte dos ensinamentos da medicina oriental, como medicina Chinesa e o Ayurveda. São exemplos de terapias holísticas mais aplicadas:
Reiki;
Taças Tibetanas;
Acupunctura;
Terapia com Animais;
Florais de Bahr;
Cromoterapia;
Terapias com Cristais;
Fitoterapia;
Reflexologia;
Shiatsu;
A Methamorphys desde à muito tempo, tem com a associação portuguesa de Reiki – Monte Kurama, um protocolo de cooperação. Este protocolo prevê várias atividades entre a associação, entre elas a Methamorphys acolhe no seu espaço físico o Núcleo de Viana do Castelo da Associação Portuguesa de Reiki – Monte Kurama. Tem também protocolo com a escola de Reiki tradicional, Itotonbo, onde é disponibilizado ao público a possibilidade de fazerem formação em Reiki.
Astronomia;
Igualdade de género;
Fotografia;
Teatro;
Pintura;
Artesanato;
Jardinagem;
Bonsai;
Colimaria;
Reflorestação;
Olaria;
Cinema;
Micologia;
Biosfera;
Reciclagem.