Terapia Complementar Integrativa

Os pacientes com cancro por exemplo, frequentemente experimentam stress físico e emocional. Após o diagnóstico e durante o tratamento do cancro, a ansiedade, distúrbios de humor e alguns sintomas como náusea, vômito, depressão e dor necessitam ser alvos de atenção especial.

A dor no cancro é conhecida como dor total, terminologia criada por Cicely Saunders, na década de 60 na Inglaterra.

A dor total significa muito mais que dor física e vai além das questões psicológicas, uma vez que considera aspetos psíquicos, sociais e espirituais, priorizando as causas relacionadas ao sofrimento do paciente. Neste sentido, outras abordagens terapêuticas precisam ser introduzidas com o objetivo de prevenir, minimizar e tratar a dor total.
O uso das Terapias Complementares e Integrativas como intervenção contra a dor e outros sintomas é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo utilizado cada vez mais nos pacientes com câncer como tratamento complementar. No mundo inteiro, diversos centros de tratamento de doenças crônicas, agregam estas terapias em suas rotinas, com destaque para o Serviço de Medicina Integrativa do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (Nova York, EUA), fundado em 1999.

A Methamorphys tem no seu “Casulo Bem-estar” a terapia Reiki.
Um serviço que prestamos através do voluntariado (terapias gratuitas) para pessoas com doenças prolongadas.



CONTACTOS
Largo das Tilias de Areosa nº12 Areosa
4900-921 Viana do Castelo
258 400 651
935 268 830