O 2.º Aniversário do Casulo Abrigo da Methamorphys

A Methamorphys, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano é uma Instituição Privada de Solidariedade Social cuja fundação remonta a 2008.

Em Junho de 2015 criou a sua primeira valência social – o Casulo Abrigo, destinado a alojar população sem-abrigo e em situação de grave carência social. O Casulo Abrigo encontra-se plenamente inserido na comunidade local, no caso na freguesia da Areosa, tendo capacidade para 16 utentes.

O seu trabalho caracteriza-se por, além de suprir as necessidades básicas inerentes à dignidade de qualquer ser humano (alojamento, alimentação, higiene e saúde) trabalhar com cada utente um novo projecto de vida, um projecto que permita uma reintegração com sucesso na comunidade. Regressar a uma vida autónoma, independente, reclamar o seu lugar na sociedade, contribuir para esta é o objectivo que norteia o percurso de cada pessoa que por esta casa passa.

Assim no passado dia 1 de Junho, o Casulo Abrigo celebrou 2 anos de existência. Aproveitando a data, apresentou à comunidade a placa que o identifica contando para tal com a presença da Direcção da Methamorphys na figura do seu Presidente, Jorge Viana e da Vice-Presidente, Mónica Maciel, da Directora Técnica do Casulo Abrigo, Mafalda Ribeiro mas também do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, Paulo Orfão. Contou ainda com a presença do Senhor Padre Renato, que de forma informal mas dedicada proferiu algumas palavras “abençoando” o momento, o trabalho e o futuro desta resposta social.

Destaque ainda para a presença ao longo do convívio de vários dos parceiros estratégicos da Methamorphys nesta caminhada, como a ULSAM, a Gertal – Companhia Geral de Restaurantes e Alimentação SA, a Painhas SA, a Refood Viana do Castelo, vários dos voluntários que dedicam algum do seu tempo de forma regular para apoiar o Casulo Abrigo, bem como os utentes e ex-utentes que já se encontram autonomizados.

No final do dia ficou a sensação de que o trabalho já realizado reitera a convicção do lema da Methamorphys “Por um sonho, um destino, uma missão” tendo sempre presente que o caminho é longo e há ainda muito por fazer nesta área de intervenção social.

O 2.º Aniversário do Casulo Abrigo da Methamorphys